CERATOCONE

O que é ?

O Ceratocone ( vem do grego: cerato = córnea e konus= cone)  é uma doença ocular não inflamatória, bilateral e progressiva do olho , na qual a córnea adquire um formato de cone devido ao aumento de sua curvatura levando também ao seu afinamento progressivo. Essa alteração anatômica da córnea leva astigmatismo irregular, embaçamento da visão, distorção das imagens e impossibilidade de melhora com o uso do óculos ( lentes esfero-cilíndricas ). O ceratocone ocorre na proporção de 1 caso a cada 2.000 indivíduos, inicia-se geralmente durante a puberdade e pode progredir até os 40 anos de idade quando geralmente ocorre a estabilização da doença. Apesar de suas causas ainda não serem totalmente determinadas,  a doença pode estar associado à alergias, ao ato de coçar os olhos e à fatores genéticos.

Apesar do ceratocone poder levar a uma acentuada perda de visão, raramente leva a cegueira.

Na fase inicial da doença, a melhora da visão pode ocorrer apenas com uso do óculos, porém a medida que ocorre a evolução da doença, os óculos tornam-se insuficientes e as lentes de contato especiais passam a ser indicadas como tentativa de promover melhora da visão. 

CIRURGIA

A partir do momento em que não há melhora da visão nem com o óculos e nem com a lente de contato, o tratamento cirúrgico está indicado. A confirmação de progressão de doença através de exames complementares é também uma outra indicação para o tratamento cirúrgico.

Opções de tratamento cirúrgico:

  • Transplante Penetrante de Córnea 

  • Transplante Lamelar de Córnea

  • Implante de Segmento(s) de Anel Intra-corneano

  • Crosslinking do Colágeno 

  • Ablação de Superfície Personalizad

  • Implante de Lente Intraocular (LIO) Fácica

  • Facebook - White Circle

© 2017 by Spencer Thuler.