CATARATA

O que é ?

Catarata é uma opacidade parcial ou total do cristalino. O cristalino está localizado atrás da pupila e tem como objetivo promover convergência dos raios luminosos e como isso, formação da imagem na retina. Isso faz com que possamos ver imagens nítidas e focadas, portanto qualquer alteração na sua constituição irá afetar a visão nítida.

Tratamento

O tratamento da catarata é cirurgico. A indicação da cirurgia ocorre a partir do momento em que a visão se torna insatisfatória mesmo com o uso de qualquer correção óptica (óculos ou lente de contato). Deve-se avaliar também o impacto do prejuízo da baixa visual provocada pela catarata no cotidiano dos pacientes.
 

A cirurgia de catarata consiste na remoção do cristalino opacificado por facoemulsificação, associado ao implante de lente intra-ocular. Lembrando que o cristalino é responsável por acomodar 20 graus do nosso olho, caso a  lente intraocular não seja implantada, o paciente terá que usar óculos de aproximadamente 20 graus. Portanto, é fundamental a realização do implante da lente, a qual não está indicada apenas em casos muito específicos.

  • Facebook - White Circle

© 2017 by Spencer Thuler.